Você sabe como funciona o ar-condicionado?
O aparelho capta o ar do ambiente no qual está instalado fazendo a troca térmica (calor, frio) retornando-o para o mesmo ambiente transformado (refrigerado) quente ou frio. Não há renovação do mesmo, ou seja, o ar se mantém sem purificação, todas as pessoas que estão no local, respiram o mesmo ar poluído.
Riscos da não higienização do ar condicionado:
É nas tubulações e filtros que se acumulam e proliferam agentes causadores de diversas doenças como: Rinites, alergias, doenças pulmonares, conjuntivites síndrome do olho seco, tornando vulneráveis a inflamação e infecções, outros causadores de surdez etc.
Em empresas a falta de higienização acaba sendo um grande prejuízo ao invés de diminuição de custos. Funcionários que trabalhem em ambientes assim rendem menos, por conta do desconforto e estão mais suscetíveis a doenças que os impeçam de trabalhar.
Em casa a qualidade do ar, pode inclusive diminuir os custos com gastos médicos, sem contar no incremento na qualidade de vida.
Normas e Legislação:
Existe uma Norma Legislativa; Portaria nº 3.523/98 do Ministério da Saúde de obrigatoriedade de LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO para garantir a qualidade do ar de ambientes climatizados.
Além da lei que exige a higienização, existem casos graves em que pessoas foram vítimas de doenças decorrente desta falta de cuidado. Em 2009 uma jovem de 23 anos precisou amputar os dedos dos pés e pontas dos dedos das mãos devido uma infecção causada pela bactéria Legionella sp, proveniente de um ar condicionado que não foi feita a higienização periódica necessária.